quinta-feira, abril 30, 2009

Festival Out.Fest no Barreiro

Aí está a 6ª edição do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro
Vão ser duas semanas de músicas de vanguarda, cinema e outras artes multimédia, com destaque para as estreias nacionais do compositor norte-americano WILLIAM BASINSKI e dos lendários britânicos WHITEHOUSE.




Já a caminho da sua 6ª edição, a grande festa da música invulgar e de vanguarda acontece este ano entre os dias 15 e 29 de Maio e, como habitualmente, as actividades decorrem em diferentes salas da cidade do Barreiro.

O epicentro da festa será o fim de semana de dias 22 e 23 no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) e na colectividade SDUB "Os Franceses" respectivamente, com concertos de William Basinski, Whitehouse, Spectrum, Sei Miguel, Gala Drop, Loosers, Ducktails entre muitos outros, naquele que promete ser o melhor e mais completo cartaz da história do festival.




O destaque vai para a estreia nacional de dois nomes históricos: o compositor norte-americano William Basinski, explorador de misteriosas pontes que parecem ligar tempo e memória; e os polémicos Whitehouse, precursores do noise enquanto género musical, e líderes no campeonato da demolição dos sentidos e colapso de altifalantes. Também única será a oportunidade de testemunhar a recriação de temas dos Spacemen 3 pela mão de Sonic Boom e dos seus Spectrum.




Paralelamente, e pela primeira vez no festival, estará aberto em permanência um espaço multidisciplinar na Escola de Jazz do Barreiro com exposições, instalações, concertos e performances, com destaque para os artistas plásticos Ana Baliza e Edmund Cook, numa composição para rádio e ocorrências visuais dedicada a John Cage.




Na secção de cinema, as sessões dividem-se entre o CineClube do Barreiro e o AMAC onde estará também instalada a estrutura CineCubo, com uma selecção de curtas-metragens programada pelo FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora. Serão exibidos documentários sobre artistas como Patti Smith ou Sonic Youth, mas o destaque irá inevitavelmente para Musical Brotherhoods from the Trans-Saharan Highway, documentário sobre as irmandades de músicos de rua das cidades de Marrakesh e Essaouira, com a chancela da editora Sublime Frequencies, bem como para a exibição de Derek Bailey: Playing for friends on 5th street, ocasião para uma homenagem póstuma a uma das figuras maiores da história da música improvisada.




A salientar, por fim, o regresso da instalação interactiva Ouvido Raro, um conceito exclusivo do Out.Fest, na qual o público tem a possibilidade de misturar, em tempo real, peças de diferentes autores e durações, que se repetem indefinidamente, permitindo um número virtualmente infinito de diferentes combinações e composições. Este ano o Ouvido Raro estará online, no site do festival, entre o dia 1 e 31 de Maio, disponível para os aspirantes a compositores e meros curiosos de todo o mundo.




O festival é uma organização da OUT.RA – Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro.




A programação completa e toda a informação relativa ao festival estão em www.outfest.pt.vu




info.outfest@gmail.com

reservas.outfest@gmail.com


----------------------


www.myspace.com/outfestbarreiro

www.out-ra.blogspot.com

www.lastfm.com/user/searchingrecs

Bernardo Sassetti »» "Um amor de perdição"

Apesar de a banda sonora de Um Amor de Perdição já estar nas lojas desde Novembro, é importante relembrar, por ocasião da chegada do filme às salas, que esta obra original de Bernardo Sassetti vem reforçar, mais uma vez, o seu enorme talento e a riqueza do seu universo sonoro. Esta é a quarta edição da Trem Azul.

Um Amor de Perdição
por Bernardo Sassetti

A música de Um Amor de Perdição foi composta e orquestrada entre Novembro de 2007 e Março de 2008. Neste CD é apresentada como a minha homenagem à história da música para cinema - do classicismo orquestral de Korngold, Steiner ou Friedhoffer aos dias de hoje.



Notas

O intervalo recorrente ( da segunda menor) em Espectros-(eventualmente) o tema principal deste filme- é inspirado numa célula musical da Obra Riccercatade Gyorgy Ligetti - Uma homenagem a Stanley Kubrick, ao seu filme Eyes Wide Shut e ao próprio Ligetti.

O compasso de resolução do tema de Um Amor Impossível é inspirada no tema que introduz a morte de Julieta, no bailado Romeu e Julieta, de Sergei Prokofiev.
A Narração de Beatriz Batarda aparece neste CD em versão reduzida como forma de introdução de cada um dos temas musicais.

Os temas relativos às faixas 8,15 e 19 - e anteriores variações da última - não foram utilizados no filme. Foram compostos e orquestrados de forma a criar a linha que conduz a história musical, inspirados na obra original de Camilo Castelo Branco, nas primeirras conversas com o realizador Mário Barroso e nos longos dias de visionamentodo filme - das primeiras edições de imagem até à montagem final. Estes temas poderão ( deverão) ser raptados e/ou incluídos em futuros projectos.



Ficha Técnica:

Composição, Orquestrações e produção Musical: Bernardo Sassetti com: Sinfonietta de Lisboa Direcção de Vasco Pierce de Azevedo

Saia Curta e Consequencias, uma Comédia romântica

Bem...com esta não contáva eu! Recebi esta divulgação por email.
Isto é teatro, mas pode ser que haja música de fundo...

LENNY KRAVITZ CONVIDA MARIZA PARA DUETO




05 DE MAIO NO PAVILHÃO ATLÂNTICO





Lenny Kravitz convidou Mariza para realizar um dueto no espectáculo que o artista irá realizar no próximo dia 05 de Maio no Pavilhão Atlântico.

Este dueto improvável entre um dos mais importantes artistas rock da actualidade e Mariza será seguramente um momento inesquecível!



A artista portuguesa virá directa dos Estados Unidos para este concerto. Relembre-se que Mariza termina no próximo dia 02 de Maio, em San Francisco, uma extensa digressão de apresentação de “Terra”, o seu último disco de originais, na América do Norte. A maior digressão que Mariza (e provavelmente a maior que um artista português) realizou na América do Norte. Nada mais, nada menos, do que 48 espectáculos entre 13 Fevereiro e 02 Maio, entre os quais se encontram salas como o mítico Town Hall (sala que esgotou uma semana antes da realização do espectáculo) e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles.



Uma digressão com enorme sucesso que se vêm reflectindo no disco editado nos EUA e Canadá a 27 de Janeiro último. O disco atingiu o 5º lugar da tabela de vendas de World Music da Billboard nos EUA e o 3º lugar no Canadá.



Editado em Portugal a 30 de Junho , “Terra” atingiu o galardão de dupla platina (vendas superiores a 40 000 unidades) e encontra-se há 43 semanas na tabela dos discos mais vendidos; das quais, dez semanas consecutivas em primeiro lugar.



“Terra” valeu já várias nomeações a Mariza. Nomeada pelo segundo ano consecutivo para um Grammy Latino, a artista portuguesa viu ainda o seu último disco figurar na lista dos melhores do ano em publicações internacionais tão prestigiadas como o The Times, Songlines, Uncut e Sunday Times.

Em Portugal, Mariza encontra-se nomeada para um Globo de Ouro na categoria de “Melhor Intérprete Individual”, com o álbum “Terra”. Uma categoria que Mariza venceu na edição dos Globos de Ouro de 2005.

domingo, abril 26, 2009

Recuperação e reparação de instrumentos de cordas





Catarina Torres tem uma função importantíssima no mundo dos instrumentos musicais. Reparação de instrumentos de cordas: Violas, Contra-Baixos, Baixos acúscticos, e muito mais!
A minha viola acústica já tem uns anitos. Brevemente vai ter de ir ao laboratório da Catarina.
Visitem os sites dela. Que jeitaço faz!

www.catarinatorres.do.sapo.pt
www.myspace.com/catarinatorres

sexta-feira, abril 24, 2009

"Não sei se sei", novo single dos Táxi

Eis a letra:

"Não sei se sei"

Sem apostar
Tudo perdi
Sem arriscar
Só defendi

Quando me dei
não me prendi
Nunca pensei
Só conclui

Não sei se sei
Viver sem ti
Não sei se sei
Viver sem ti

De tanto olhar
Eu não te vi
Tentei escutar
E não te ouvi

Não perguntei
Só respondi
Não procurei
Nem descobri

Não sei se sei
Viver sem ti
Não sei se sei
Viver sem ti
Não sei se sei
Viver sem ti
Não sei se sei
Viver sem ti

Andei,
Não sei como cheguei aqui
Parei,
Não posso mais viver sem ti

Quero te ter
Já decidi
Eu vou correr
Atrás de ti

Não sei se sei
Viver sem ti
Não sei se sei
Viver sem ti
Não sei se sei
.......................

www.myspace.com/taximyspaceoficial

terça-feira, abril 21, 2009

REVOLTA ao vivo em Abril

24 Abr 2009 - Rock Lab - Pré-Venda do disco "Ninguém Manda em Ti" e apresentação do novo merchandise - 22h
27 Abr 2009 - RTP 1 - Portugal no Coração
27 Abr 2009 - Fnac Almada Forum (Revolta ao vivo) - 22h
30 Abr 2009 - Fnac Algarve (Revolta ao vivo) - 18h

Associação Pédexumbo

Associação PédeXumbo em Tavira: 26 Abril (baile único) e 4-6 Setembro Festival Arraiais do Mundo

2009 é o terceiro ano de colaboração entre a Associação PédeXumbo e a Câmara Municipal de Tavira no sentido de recriar um “arraial” onde os participantes se envolvem na renovação das tradições - em particular das danças algarvias.



A edição deste ano, de novo em Setembro, terá um anúncio de Primavera no dia 26 de Abril, com a estreia de um baile dinamizado pelos Gaiteiros de Lisboa. O trabalho a ser apresentado baseia-se em modas da Serra do Caldeirão recolhidas localmente em 2008 pela PédeXumbo. Os Gaiteiros de Lisboa tocarão arranjos do repertório de danças do Algarve com a colaboração de Liliana Araújo, monitora de dança. (Domingo 26 de Abril 2009 às 17 horas – Praça da República) que convidará todos os presentes para o baile.



O Festival Arraiais do Mundo – 4 a 6 de Setembro de 2009 – apresentará mais uma nova forma de trabalhar o repertório algarvio no Século XXI: uma residência artística, constituída por um grupo francês, Dites 34 e os portugueses João Frade, acordeonista, e António Tavares, coreógrafo. Nesta residência haverá uma partilha de universos (jazz, música para baile, dança tradicional e contemporânea), com um objectivo muito preciso: a revitalização das tradições algarvias.

A programação incluirá, durante os 3 dias, oficinas de dança, bailes, passeios e artesanato.

GAZ Produções

"Os Maiorais" e o "In a Bar"
Apresentam ao vivo
Sidewalkers (Rock'n'roll / Alcobaça)
e
Magnetic Roll Bar (Punk Rock / Portalegre)
+
Special guest dj's (Rock/Surf/Trash/Electrónica/Pop/Exótica)
Two Fingers
e
El Mariachi
Sábado, 25 de Abril, pelas 23:00, no "In a Bar" em Rio Maior

Os "Maiorais" e o "In a Bar" orgulham-se de apresentar pela primeira vez em Rio Maior os SIDEWALKERS e o dj TWO FINGERS, e de fazer regressar os MAGNETIC ROLL BAR e o dj EL MARIACHI para mais uma realização Maioral em parceria com o In a Bar!


De Alcobaça chegam os SIDEWALKERS para apresentar o seu novo EP. Mr. Johnny Walker no baixo e voz, Renato na guitarra e voz e Emanuel na bateria e voz, vêm mostrar o que valem depois de terem passado por palcos como o Santiago Alquimista, o Beat Club, o Orfeão Velho e o Alburrica.

Também um trio, mas de bem mais longe, os MAGNETIC ROLL BAR, chegam de Portalegre. A banda de Sérgio Laranjo (baixo e voz), João Sequeira (guitarra e voz) e Sérgio Fé (bateria) vem ao In a bar mostrar o seu punk rock visceral como gostam de referir a sua música crua e directa, ideal para espaços como o In-a-bar.

Após os concertos, os presentes serão brindados pela fina selecção musical a cargo dos djs TWO FINGERS e EL MARIACHI. Presenças habituais em locais como o CLINIC em Alcobaça, o CINEMA PARAÍSO em Leiria e o SCHMOO em Coimbra, estes djs prometem colocar todos os presentes a dançar numa festa servida a rock, electrónica, surf, trash e muita diversão.

Dollar Llama ao vivo


Santos & Pecadores na Fnac de Almada

No próximo dia 29 de Abril pelas 22:00 hrs, os Santos & Pecadores vao estar

presentes na FNAC de Almada para um show case representativo do último

trabalho da banda CAIXA DOS SEGREDOS.


Concertos:
Apr 29 2009 10:00 PM Almada, PT Fnac Almada
Aug 6 2009 10:00 PM Oleiros, PT Oleiros
Aug 8 2009 10:00 PM Sendim, PT Sendim
Aug 22 2009 8:00 PM Moura, PT Sobral da Adiça
Aug 19 2010 8:00 PM Trancoso, PT Trancoso

Imprensa:
"Santos e Pecadores abrem «Caixa dos Segredos»Os Santos e Pecadores lançaram uma compilação com os melhores temas da banda, entre remisturas, versões acústicas e dois temas originais." - João Guilherme Oliveira, IOL Diário (Apr 16, 2009)
"por razões de ordem logistica do local da apresentação - Spazio Duo S2 - a data foi adiada para 15 de Abril" - Unameit, Unameit (Apr 03, 2009)
"Os Santos & Pecadores são um dos maiores nomes da cena Pop portuguesa. Ao longo de mais de uma década a banda acumulou sucessos e vendeu milhares de discos....(ver mais)" - Radio Brigantina, Radio Brigantina (Mar 19, 2009)
"Os Santos & Pecadores lançam agora a colectânea “Caixa de Segredos”, cujo single homónimo está em alta rotação nas principais rádios nacionais. Em 2009 a tour “Caixa de Segredos” vai surpreender. " - Artistas & Espectaculos, Artistas & Espectaculos (Mar 16, 2009)
"A "Caixa dos Segredos" dos Santos e Pecadores já está nas lojas" - Zita Ferreira Braga, hardmusica (Feb 18, 2009)
"CAIXA DOS SEGREDOS" - novo tema que dá também o nome ao novo trabalho dos Santos e Pecadores. VOTA EM http://radiocomercial.clix.pt/tnt/votar.aspx - Radio Comercial, Radio Comercial (Nov 27, 2008)
"Santos e Pecadores CONCERTO FIM DE ANO-PONTA DELGADA-PRAÇA DAS PORTAS DA CIDADE -22h00: DJ’s -23h10/23h55-Santos&Pecadores -00h00/00h15: fogo artificio -00h15/01h00-Santos&Pecadores" - Unameit, Unameit (Nov 27, 2008)
"Santos & Pecadores no Casino Estoril dia 11 de Setembro A banda Santos & Pecadores vai actuar no Du Arte Lounge do Casino Estoril no próximo dia 11 de Setembro, pelas 23:30, trazendo ao público os melhores temas da sua carreira." - geral, Diario digital (Sep 03, 2008)

segunda-feira, abril 20, 2009

Blog Portugal Musical

Esta é mais uma boa notícia para a musica portuguesa. O blog www.portugal-musical nasceu há bem pouquinho tempo. Por isso está à espera de divulgação dos musicos e bandas.

Cliquem no título deste "post" e sigam a ligação ao referido blog.

Festival Rockastru's

Os 3 Marias

sábado, abril 18, 2009

Playlist


-Virgem Suta-"Tempo com falta de tempo"
-Flirt-"Estratosfera"
-Gritali & Os Tratantes-"Cadela mansa"
-Urban Tales-"Stronger"
-António Raposo-"Perdidamente"
-Gritali & Os Tratantes-"Não consigo compreender"
-Grupo de Baile-"Patcholy"
-Rendimento Mínimo-"Contar os segundos"
-Já Fumega-"Ribeira"
-António Variações-"Onda morna"
-Paulo Barros-"Gatos"
-TÁXI-"O fio da navalha" (Ao vivo em 2000).
-The Gama GT Blues Project-"Dei de beber à dor"
-José Cid-"O Caos"
-Ornatos Violeta-"Deixa morrer"

A Beta Movement

a beta movement, projecto originário do Porto, iniciado a 3 conhece a identidade a 2, em 2008. Alimentado de canções, exposto à experimentação, edifica do conceito a percepção de um movimento inexistente. A musicalidade, ainda que variada, transita entre o indie “low-fi” associado às programações electrónicas e o movimento ilusório dançável.


A completar 1 ano, entre ensaios e aperfeiçoamento da sonoridade, o percurso serve de laboratório de correcção. Nesta fase são 11 as músicas apuradas, com algumas ainda a fermentar. A cada musica corresponde um conjunto de frames, a formar um filme, formatando a sonoridade a uma associação visual permanente.


Posicionando o movimento no segundo estágio, a performance ao vivo, deixamos à vossa apreciação algumas gravações vídeo “low-fi” do laboratório a confirmar em http://www.myspace.com/abetamovemen

The Weatherman



Clicar na imagem para melhor visualização.

"Ninguém manda em ti" dos Revolta

António Raposo & Ensemble

Neste Cd, António Raposo e o seu ensemble de cordas prestam tributo a temas clássicos que foram grandes êxitos, desde a década de 40 até à actualidade, que ficaram imortalizados pelas vozes de alguns dos nomes mais marcantes da música portuguesa de uma forma bem original.

É uma interpretação conjunta do cantor António Raposo e um quarteto de cordas (violinos, viola de arco e violoncelo) composto por músicos consagrados que partilharam e partilham palcos com cantores conhecidos do grande público: Mariza, Dulce Pontes, Carlos do Carmo, Madredeus, Sérgio Godinho, Tito Paris, entre outros..

António Raposo começa aos poucos a ser considerado como um dos cantores mais promissores do meio musical português, obtendo já a admiração de artistas que possuem um palmarés invejável na música nacional. Os órgãos de comunicação social mais especializado nesta área musical também já reconhecem a qualidade artística do cantor António Raposo, comparando-o mesmo com artistas internacionais, que à semelhança deste cantor, também trouxeram para novos públicos temas musicais de sucesso que marcaram outras gerações, e dão como exemplo os cantores americanos Michael Bublé e Josh Groban.

Esta viagem musical passa por nomes que fizeram e fazem parte da nossa História musical e nos relembram o Portugal de outros tempos, carregado de nostalgia e glamour. Estes temas musicais ficaram conhecidos por vozes como: Amália, Paulo de Carvalho, Carlos Ramos, Tristão da Silva, Carlos do Carmo, Max, Tony de Matos, Carlos Paredes, Trovante, Madredeus, entre outros.

Como resultado da formação deste projecto surge agora em formato cd
"Tributo à música portuguesa".

Camané nomeado para os Globos de Ouro


CAMANÉ NOMEADO PARA GLOBOS DE OURO

NA CATEGORIA DE “MELHOR INTÉRPRETE INDIVIDUAL”



Camané encontra-se nomeado para a edição dos Globos de Ouro a realizar no próximo dia 17 de Maio, na categoria de “Melhor Intérprete Individual”.



Esta nomeação surge na sequência da edição em Abril do ano passado do aclamado álbum “Sempre de Mim”, já galardoado com o disco de platina.



Repetente nas nomeações, Camané conta já com um Globo de Ouro no currículo - vencedor na gala dos Globos de Ouro de 2000 na categoria de “Melhor Intérprete Individual”.

Mariza nomeada para os Globos de Ouro


MARIZA NOMEADA PARA OS GLOBOS DE OURO

NA CATEGORIA DE

“MELHOR INTÉRPRETE INDIVIDUAL”





Mariza está nomeada para um Globo de Ouro na categoria de “Melhor Intérprete Individual”, com o álbum “Terra”. Uma categoria que Mariza venceu na edição dos Globos de Ouro de 2005.



“Terra” valeu já várias nomeações a Mariza. Nomeada pelo segundo ano consecutivo para um Grammy Latino, a artista portuguesa viu ainda o seu último disco figurar na lista dos melhores do ano em publicações internacionais tão prestigiadas como o The Times, Songlines, Uncut e Sunday Times.



Editado em Portugal a 30 de Junho, “Terra” atingiu o galardão de dupla platina (vendas superiores a 40 000 unidades) e encontra-se há 41 semanas na tabela dos discos mais vendidos; das quais, dez semanas consecutivas em primeiro lugar.



Mariza encontra-se neste momento a realizar uma extensa digressão na América do Norte. A maior que Mariza (e provavelmente a maior que um artista português) realizou na América do Norte. Nada mais, nada menos, do que 48 espectáculos entre 13 Fevereiro e 02 Maio, entre os quais se encontram salas como o mítico Town Hall (sala que esgotou uma semana antes da realização do espectáculo) e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles.



Uma digressão com enorme sucesso que sem vêm reflectindo no disco editado nos EUA e Canadá a 27 de Janeiro último. O disco atingiu o 5º lugar da tabela de vendas de World Music da Billboard nos EUA e o 3º lugar no Canadá.

Santos & Pecadores com novo CD



Foi no passado dia 15 de Abril que a banda decidiu apresentar á imprensa e amigos

o último disco "CAIXA DOS SEGREDOS", o local escolhido foi o Spazio Dual S2 que

acrescentou elegancia e diferença a esta apresentação, para terem uma melhor

descrição do que se passou por lá, dada em primeira mão por um dos elementos

presentes, podem ir ao nosso blog no link seguinte ...

http://www.reverbnation.com/santospecadores#tab=blogs_buzz

Novidades "Aqui D'El Rock II!"



Aqui d'El-Rock está de volta!
Para a 2ª dinastia ficar completa só precisa de encontrar o/a vocalista.
As demos de "Dedicada (ao Sistema)", "Quero Tudo" e "Eu Não Sei" já estão on-line.
A herança é pesada, mas esta geração precisa desse peso!

segunda-feira, abril 13, 2009

TÁXI com novo álbum em 2009



O single já roda nas rádios e podem ouvi-lo em www.myspace.com/taximyspaceoficial
ou clicar no título deste post
Brevemente o novo álbum estará à venda!!!!!!!!!!!!!

Um vídeo dos Táxi

TAXI - AMANHÃ

Gritali & Os Tratantes »» "Ecrã da TV"

ISSUE II - JAZZ STORE FEST




/ www.daniel-levin.com

.....................................................................................................................................................

22 ABRIL | 21h30
JÚLIO RESENDE 4TETO



DESIDÉRIO LÁZARO – saxofone tenor
JÚLIO RESENDE – piano
JOÃO CUSTÓDIO – contrabaixo
JOEL SILVA – bateria

Uma das mais importantes forças da nova geração de músicos portugueses, o pianista Júlio Resende, foi inicialmente orientado por um dos mais significativos pedagogos do jazz nacional, Zé Eduardo, prosseguindo os seus estudos com Rodrigo Gonçalves e Pedro Moreira, outro grande pedagogo português. Resende tem também um background na Música Clássica mas cedo descobriu que não ficava satisfeito em ser apenas um intérprete de peças musicais em que não pudesse improvisar. Decidiu então estudar e trabalhar com os melhores mestres do Hot Clube, New School forJazz and Contemporary Music, Berklee College of Music, e a Bill Evans Academy entre o tempo que passou na Université de St. Denis em Paris. O seu primeiro disco “Da Alma” foi uma estreia promissora. Enraízado na tradição, mas com uma abordagem criativa, aberta e moderna, a sua música é brilhante, colorida, sedutora, intrincada e bela.
Este concerto versará sobretudo sobre composições do disco “Da Alma” e do novo disco que aí vem este ano.

www.julioresende.com

.....................................................................................................................................................

23 ABRIL | 21h30
RAFAEL TORAL SPACE COLLECTIVE 2




RAFAEL TORAL - circuito de ressonância, sintetizador modular, amplificador MT-10 modificado
RUBEN COSTA - sintetizador digital

Rafael Toral é actualmente uma das nossas figuras de proa na área da música dita experimental. Prova disso é a bem sucedida digressão mundial de 2008 por diversos países como a Coreia do Sul, Japão, Nova Zelandia e Australia. Este reconhecimento é fruto do trabalho continuado que Toral tem desenvolvido nos ultimos anos em torno do seu projecto de larga escala o “Space Program”. No Issue II, Toral faz-se acompanhar por Ruben Costa, um músico envolvido no projecto One Might Add.

www.myspace.com/rafaeltoral

.....................................................................................................................................................

24 ABRIL | 21h30
NOBUYASU FURUYA TRIO + NUNO REBELO



NOBUYASU FURUYA – saxofone tenor, clarinete baixo e flauta
HERNÂNI FAUSTINO – contrabaixo
GABRIEL FERRANDINI – bateria
NUNO REBELO – guitarra, electrónicas

Japonês de nascimento, mas presentemente a viver em Lisboa depois de uma estadia em Berlim, Nobuyasu Furuya veio agitar as águas da cena jazzística e improvisada portuguesa com o seu sopro ora extremamente possante (algures entre Archie Shepp e Peter Brotzmann), ora controlado com um rigor implacável (o mesmo das cerimónias de chá, das árvores bonsai e dos jardins de pedra tipicamente nipónicos), nos seus três instrumentos de eleição: o saxofone tenor, o clarinete baixo e a flauta. Interessou-se pela música clássica otomana, que estudou na Turquia. Por cá, teve muito aplaudidos encontros com três dos mais internacionais praticantes da improvisação, Carlos “Zíngaro”, Ernesto Rodrigues e Rodrigo Amado, mas foi com o contrabaixista Hernâni Faustino e o baterista Gabriel Ferrandini que formou o trio que ora se apresenta. Com tais músicos na secção rítmica, conhecidos pelo impacto das suas prestações, o seu propósito é claro: mostrar que a “new thing” nascida na década de 1960 ainda não morreu. Nuno Rebelo, após um início de carreira nos anos 1980 onde ganhou visibilidade como líder dos Mler Ife Dada, dedicou-se às músicas experimentais e à composição de música para dança, teatro e cinema. Foi o autor do hino da Expo’98 e é hoje reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes guitarristas portugueses da música improvisada. Em 1993, começou a aplicar à guitarra portuguesa as técnicas até então desenvolvidas na guitarra eléctrica, tendo-a baptizado de guitarra portuguesa mutante. www.myspace.com/nobuyasufuruya / www.myspace.com/nunorebelo

.....................................................................................................................................................

25 ABRIL | 21h30
PAULO CURADO + KEN FILIANO



PAULO CURADO – saxofone alto, soprano e flauta
KEN FILIANO – contrabaixo

A improvisação tem um idioma: o jazz. Nada de mais natural, tendo em consideração que este género musical cunhou um particular relacionamento entre o que é composto (escrito) e o que é improvisado e definiu uma boa parte das próprias técnicas improvisação, além de que formulou um (na verdade vários) modelo estético. Ser “músico de jazz” vai significando que se é um músico plural, e se verificarmos o percurso de Paulo Curado é isso precisamente o que confirmamos: responsável igualmente de múltiplas bandas sonoras para desenhos animados infantis (o que quer dizer que tem boas noções quanto à eficácia de uma melodia) e para teatro (o mesmo relativamente à criação de atmosferas), ele é bem o exemplo do artista aberto e sem preconceitos. O Sol e a Terra a dançarem um com o outro. Esta apresentação em dueto com o contrabaixista Ken Filiano, músico experimentado e sólido, que se move particularmente bem em contextos de maior liberdade surge depois do aclamado disco editado em 2007 pela Clean Feed: The Bird, The Breeze and Mr. Filiano com o trio O Lugar da Desordem. www.myspace.com/paulocurado / www.myspace.com/kenfiliano

.....................................................................................................................................................

os bilhetes custam 5€ - excepto para o dia 15, 10€ - todas as entradas têm direito a 1 bebida

.....................................................................................................................................................

Trem Azul Jazz Store
(Rua do Alecrim, 21-A, Lisboa)
Metro/comboio: Cais do Sodré

Contactos: 21.3423141 / jazzstore@tremazul.com
.....................................................................................................................................................
Este evento conta com o apoio da Piano Arte - www.pianoarte.com
Press contacts

Unsubscribe musicaportuguesa1@sapo.pt from this list | Forward to a friend | Update your profile
Our mailing address is:

Trem Azul - Actividades Musicais Lda
Rua do Alecrim 21 A
Lisboa, Lisboa 1200-014

Our telephone:
+351213423140
Add us to your address book


.com/_V_PZB5alXKo/SeL7HWNalII/AAAAAAAABqc/u7yBBTX9u54/s1600-h/3.jpg">



Espaço Tertúlia Castelense »» Agenda

15 Abril – Quarta

MARC DEMUTH QUARTET FEAT. SOFIA RIBEIRO

MÚSICA Jazz / Outro



Paralelamente a um percurso de sucesso em duo que resultou na gravação do seu primeiro CD "Dança da Solidão", Sofia Ribeiro e Marc Demuth têm-se dedicado a um projecto em quinteto, aliando-se a excelentes músicos da cena jazzística Europeia. Este grupo, que já se apresentou em inúmeros clubes e festivais por toda a Europa e Estados Unidos, lançou recentemente o CD "Orik", gravado ao vivo no L'Inouï (Luxemburgo). Apresentam-nos um projecto com novas cores e sonoridades, com originais de Marc e Sofia, assim como temas de compositores diversos tais como Milton Nascimento, Pixinguinha e Baden Powell.



Sofia Ribeiro – voz * Pascal Schumacher – vibrafone * Donald Regnier – guitarra * Marc Demuth – contrabaixo * Paul Wiltgen - bateria



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/sofiaribeiro

www.myspace.com/marcdemuth



Entrada – 6,00 euros

Início previsto – 22h00









16 Abril – Quinta

17 Abril – Sexta

STAND DA COMÉDIA

"Em Abril é rir a mil!"

COMÉDIA Humor / Stand-up Comedy



HUGO SOUSA * JOÃO SEABRA * MIGUEL 7 ESTACAS

Mais um espectáculo de comédia com sketches, improviso, stand-up, pessoas sentadas no chão, gajos encostados ao bar, loiras que não percebem as piadas e pessoas capazes de abandonar a própria família só para assistir a este glorioso espectáculo.



PS: o facto de lhe chamarmos glorioso não quer dizer que seja bom...porque também chamam glorioso ao Benfica! ah ah ah! ...ok, desculpem...não fazemos mais piadas de futebol...



CLIQUE PARA CONHECER >>

http://hugosousa.com.pt

www.joaoseabra.com

www.miguel7estacas.com



Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h00









18 Abril – Sábado

THE PORTUGALS

MÚSICA Indie / Pop



Embora a ideia original tenha nascido em 2004, foi em Abril de 2007, que os THE PORTUGALS se transformaram num duo e começaram a ensaiar desenfreadamente, com o objectivo de gravar um primeiro ep e defender o trabalho em cima do palco.



Com a canção “Give it to me”, chegaram pela primeira vez ás rádios (Antena 3, RUM, RUC, Rádio Radar, etc) e a convite de Henrique Amaro (Antena 3) incluíram este tema na compilação “Novos Talentos Fnac 2008”. Com realização de João Almeida, coproduziram o vídeo clip da mesma canção. Uma produção low- fi, com apenas uma handcam, que lhes valeu uma crítica muito positiva no blog do programa BrandNew da MTV (http://mtvbrandnew.weblog.com.pt).



Em Setembro do mesmo ano, lançam o primeiro ep “SETUBAL” e dão o primeiro concerto na Junqueira, Vila do Conde, numa co-produção com a Junta de Freguesia local. O meio rural foi uma opção estética que acabou por atrair bastante público.

Nos meses seguintes iniciam uma mini tour nos Forum Fnac e percorrem diversos espaços do Porto e não só, pois os THE PORTUGALS querem e merecem (na nossa opinião) mostrar o seu excelente trabalho um pouco por todo o país.



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/theportugals



Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h30









23 Abril – Quinta

Stand-up Comedy para o "BOLHÃO ROUGE"

STAND-UP COMEDY



O espectáculo deste dia será gravado para passar posteriormente no programa "Bolhão Rouge" do Porto Canal. Contará com Hugo Sousa, João Seabra, Miguel 7 Estacas e outros nomes do panorama do Stand-up nacional que serão divulgados mais tarde.



Pedimos a todas as senhoras que arranjem as unhas nesse dia porque vai ser para aparecer na televisão! Aos homens, pedimos que tomem banho pelo menos...



Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 22h30









24 Abril – Sexta

DOISMILEOITO

MÚSICA Rock



doismileoito são 3.

Três que ensaiam numa cave húmida com uma figueira plantada no tecto. A cave é do André. Os outros dois, também da Maia, são o Pedro Pode e o Nico. Estão debaixo da figueira todos os dias desde que, numa tarde de tempestade em 2005, ali se encontraram para fugir ao granizo e resolveram que podiam utilizar os instrumentos húmidos escondidos na cave.

Juntos, não têm a idade do Manoel de Oliveira, mas no “Aniki Bóbó” haviam miúdos mais novos que eles. Partilham o mesmo café como a amizade – há demasiados anos para se lembrarem quando começou.

Depois de fugirem à chuva, fizeram uma canção. Os instrumentos húmidos na cave eram uma guitarra, um baixo e uma bateria. Depois de comprarem um microfone, fizeram muitas mais. Mas nunca mais deixaram aqueles instrumentos – de vez em quando utilizam também um piano eléctrico com bolor na tampa.



doismileoito são letras. Em português. E são músicas. Que se podem ouvir em todo mundo. Porque são Rock. Depois, foram para a estrada mostrar os discos que ouviam transformados em canções dos doismileoito – o Rock tem esta particularidade de soar a Rock, mas nunca se sabe muito bem de onde vêm as influencias (ok, às vezes sabe-se, mas não é esse o caso).

Um dia, em 2006, passaram pelo Festival do Sudoeste porque foram os vencedores da edição desse ano dos TMN Garage Sessions. Já em 2008, levaram a sua música para estrada.

Agora, as canções dos doismileoito estão a chegar às pessoas. E já não vão parar.

Porque os doismileoito são Rock “curto e grosso” que se entranha e não chega a estranhar-se.

São canções para cantar – letras para entoar e melodias para assobiar ou trautear.

Em 2007 houve “Acordes com Arroz” – o primeiro single da vida dos doismileoito – nas rádios, televisões, internet, nos iPod’s. Em 2008 houve mais doismileoito – novos singles (entre os quais o último, “Bem Melhor”), participação em colectâneas (Novos Talentos FNAC) e mais concertos (entre os quais, se destaca a actuação na 1ª edição do Super Bock em Stock).

Em 2009 vamos celebrar o melhor dos doismileoito.



Concerto de encerramento da tour de apresentação do seu recente álbum homónimo.



Bom doismileoito!



Pedro Pode: Voz, Guitarra * André Aires: Bateria, Pianos * Nicolau Fernandes: Baixo



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/doismileoito

www.doismileoito.com



Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h30









25 Abril – Sábado

A JIGSAW

MÚSICA Folk / Blues / Indie



APRESENTAÇÃO / LANÇAMENTO DO NOVO ÁLBUM “LIKE THE WOLF”



Os a Jigsaw são uma banda de Coimbra, ligada à editora Rewind Music, que conta já com um EP From Underskin (2004) e um álbum Letters from the Boatman (2007) na sua discografia. Deste álbum fizeram parte Raquel Ralha (Wraygunn), Marco Nunes (Jorge Palma), Guilherme Barbosa, Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho), Kaló (Bunnyranch), Bérito (squeeze.theeze.pleeze), Paulo Jacob (Bodhi) e Carlos Santos (Raindogs).



João Rui, Jorri e Susana Ribeiro são os três elementos desta banda que se entregou à sonoridade folk, country e blues. Com o tempo, vieram a assumir-se como um trio multi-instrumentalista, surpreendendo o público com músicas revestidas de uma variada panóplia de instrumentos. Da sua caixa de surpresas pode erguer-se uma guitarra e uma harmónica, um banjo e um contra-baixo, as mais variadas percussões (desde as castanholas, até ao bombo tradicional nr.9), teclados, violino, Glockenspiel, harmonium, melódica, autoharp e ukulele.



No currículo desta banda, podemos encontrar a actuação ao vivo no programa comemorativo dos catorzes anos da Antena 3. O single Lion’s Eyes Louder havia chegado ao primeiro lugar do top A3-30 da mesma rádio, onde permaneceu por várias semanas, duas delas no segundo lugar.

Após finalizarem a “Boatman’s Tour 2008”, rumaram a várias salas de concerto sob o nome “LivingRoom Tour”, que cessou com a entrada em estúdio no culminar do mês de Novembro. Não sem antes serem convidados no mês de Outubro, pela Antena 1, a participar num programa acerca de um acontecimento muito especial: o lançamento de uma colectânea de músicas de David Bowie. Desta experiência, ficou uma versão do tema “Rebel, Rebel” e que o público pode recordar no Myspace da banda.



Desde então, os a Jigsaw têm estado isolados em estúdio, comunicando com o público através de um blog. Nele estão inscritos relatos na primeira pessoa que adquiriram a forma de um diário de bordo. Esse blog continua activo e pontuando cada passo dos a Jigsaw.

O novo álbum será apresentado ao público em Abril, tem por nome “Like the Wolf” e conta com a participação de Becky Lee (voz) e dois membros da banda Soaked Lamb, Gito (contra-baixo) e Miguel Lima (bateria) e Carlos Ramos (bateria) conta ainda com o trabalho de produção de Miro Vaz.



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/ajigsaw



Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h30










29 Abril – Quarta

QUARTA DOS CONTOS

Malas que Contam Histórias

CONTOS



A contadora de histórias e escritora Joana Cavalcanti é a convidada deste mês da Contos da Carochinha para a Quarta dos Contos.Na sua apresentação Joana transporta " malas que contam histórias" e num clima de descontração e espontaniedade todos se tornam viajantes e são convidados a reactualizar as suas próprias histórias através do olhar, do gesto, da escuta e da partilha da palavra.Cada mala que se abre é como uma casa , um abrigo, um corpo, uma alma... Para fazer a viagem basta ser viajante.Para ter uma mala....basta entrar no território de sonhos e sonhar como andarilho que brinca na caminhada.



Joana Cavalcanti

Escritora e contadora de histórias. Doutora em Teoria da Literatura com enfoque na Literatura Infanto-Juvenil e Psicanálise. Actualmente é professora na Faculdade de Paula Frassinetti na cidade do Porto, onde coordena o “Projecto de Investigação Leitura: o despertar para a cidadania”, e é membro do Conselho Científico desta faculdade. Tem livros publicados: O jornal como proposta pedagógica ; Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil e Malas que contam histórias.



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.quartadoscontos.blogspot.com



Entrada – 4,00 euros

Início previsto – 22h30









30 Abril – Quinta

EMÍDIO RODRIGUES – “Compromisso de Fado”

MÚSICA Fado



Nasceu a 12 de Novembro de 1961, na cidade do Porto. Iniciou a sua carreira em 1978 no 1º Festival do Norte de Amadores com o trio "AQUAËS". No seu longo percurso profissional deu voz a vários projectos musicais (a solo e em grupo), dos quais se destaca "ANDRÓMEDA", uma banda de referência da década de 80 na cena musical portuense. Em 1990, com o músico Óscar Ribeiro forma o duo "Óscar & Tó", realizando concertos em todo o país e estrangeiro. Em 1998 foram os mentores do grupo "Lendas & Mitos", um projecto de temas originais, lançado no mercado pela editora Movieplay. Tendo uma voz versátil, que lhe permitiu passar por vários estilos musicais, é, contudo, no FADO, com o seu mais recente albúm "Compromisso", que realiza mais um desafio há muito aguardado, culminando com os 30 anos de carreira.



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/emidiorodrigues



Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h00







ACTUALIZAÇÃO DAS RESERVAS PARA ESPECTÁCULOS – 3.00 EUROS POR MESA (ABRIL 2009)

Espaço Tertúlia Castelense »» Agenda

15 Abril – Quarta

MARC DEMUTH QUARTET FEAT. SOFIA RIBEIRO

MÚSICA Jazz / Outro



Paralelamente a um percurso de sucesso em duo que resultou na gravação do seu primeiro CD "Dança da Solidão", Sofia Ribeiro e Marc Demuth têm-se dedicado a um projecto em quinteto, aliando-se a excelentes músicos da cena jazzística Europeia. Este grupo, que já se apresentou em inúmeros clubes e festivais por toda a Europa e Estados Unidos, lançou recentemente o CD "Orik", gravado ao vivo no L'Inouï (Luxemburgo). Apresentam-nos um projecto com novas cores e sonoridades, com originais de Marc e Sofia, assim como temas de compositores diversos tais como Milton Nascimento, Pixinguinha e Baden Powell.



Sofia Ribeiro – voz * Pascal Schumacher – vibrafone * Donald Regnier – guitarra * Marc Demuth – contrabaixo * Paul Wiltgen - bateria



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/sofiaribeiro

www.myspace.com/marcdemuth



Entrada – 6,00 euros

Início previsto – 22h00









16 Abril – Quinta

17 Abril – Sexta

STAND DA COMÉDIA

"Em Abril é rir a mil!"

COMÉDIA Humor / Stand-up Comedy



HUGO SOUSA * JOÃO SEABRA * MIGUEL 7 ESTACAS

Mais um espectáculo de comédia com sketches, improviso, stand-up, pessoas sentadas no chão, gajos encostados ao bar, loiras que não percebem as piadas e pessoas capazes de abandonar a própria família só para assistir a este glorioso espectáculo.



PS: o facto de lhe chamarmos glorioso não quer dizer que seja bom...porque também chamam glorioso ao Benfica! ah ah ah! ...ok, desculpem...não fazemos mais piadas de futebol...



CLIQUE PARA CONHECER >>

http://hugosousa.com.pt

www.joaoseabra.com

www.miguel7estacas.com



Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h00









18 Abril – Sábado

THE PORTUGALS

MÚSICA Indie / Pop



Embora a ideia original tenha nascido em 2004, foi em Abril de 2007, que os THE PORTUGALS se transformaram num duo e começaram a ensaiar desenfreadamente, com o objectivo de gravar um primeiro ep e defender o trabalho em cima do palco.



Com a canção “Give it to me”, chegaram pela primeira vez ás rádios (Antena 3, RUM, RUC, Rádio Radar, etc) e a convite de Henrique Amaro (Antena 3) incluíram este tema na compilação “Novos Talentos Fnac 2008”. Com realização de João Almeida, coproduziram o vídeo clip da mesma canção. Uma produção low- fi, com apenas uma handcam, que lhes valeu uma crítica muito positiva no blog do programa BrandNew da MTV (http://mtvbrandnew.weblog.com.pt).



Em Setembro do mesmo ano, lançam o primeiro ep “SETUBAL” e dão o primeiro concerto na Junqueira, Vila do Conde, numa co-produção com a Junta de Freguesia local. O meio rural foi uma opção estética que acabou por atrair bastante público.

Nos meses seguintes iniciam uma mini tour nos Forum Fnac e percorrem diversos espaços do Porto e não só, pois os THE PORTUGALS querem e merecem (na nossa opinião) mostrar o seu excelente trabalho um pouco por todo o país.



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/theportugals



Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 23h30









23 Abril – Quinta

Stand-up Comedy para o "BOLHÃO ROUGE"

STAND-UP COMEDY



O espectáculo deste dia será gravado para passar posteriormente no programa "Bolhão Rouge" do Porto Canal. Contará com Hugo Sousa, João Seabra, Miguel 7 Estacas e outros nomes do panorama do Stand-up nacional que serão divulgados mais tarde.



Pedimos a todas as senhoras que arranjem as unhas nesse dia porque vai ser para aparecer na televisão! Aos homens, pedimos que tomem banho pelo menos...



Entrada – 5,00 euros (oferta de cortesia, inclui uma bebida até 2,00 euros)

Início previsto – 22h30









24 Abril – Sexta

DOISMILEOITO

MÚSICA Rock



doismileoito são 3.

Três que ensaiam numa cave húmida com uma figueira plantada no tecto. A cave é do André. Os outros dois, também da Maia, são o Pedro Pode e o Nico. Estão debaixo da figueira todos os dias desde que, numa tarde de tempestade em 2005, ali se encontraram para fugir ao granizo e resolveram que podiam utilizar os instrumentos húmidos escondidos na cave.

Juntos, não têm a idade do Manoel de Oliveira, mas no “Aniki Bóbó” haviam miúdos mais novos que eles. Partilham o mesmo café como a amizade – há demasiados anos para se lembrarem quando começou.

Depois de fugirem à chuva, fizeram uma canção. Os instrumentos húmidos na cave eram uma guitarra, um baixo e uma bateria. Depois de comprarem um microfone, fizeram muitas mais. Mas nunca mais deixaram aqueles instrumentos – de vez em quando utilizam também um piano eléctrico com bolor na tampa.



doismileoito são letras. Em português. E são músicas. Que se podem ouvir em todo mundo. Porque são Rock. Depois, foram para a estrada mostrar os discos que ouviam transformados em canções dos doismileoito – o Rock tem esta particularidade de soar a Rock, mas nunca se sabe muito bem de onde vêm as influencias (ok, às vezes sabe-se, mas não é esse o caso).

Um dia, em 2006, passaram pelo Festival do Sudoeste porque foram os vencedores da edição desse ano dos TMN Garage Sessions. Já em 2008, levaram a sua música para estrada.

Agora, as canções dos doismileoito estão a chegar às pessoas. E já não vão parar.

Porque os doismileoito são Rock “curto e grosso” que se entranha e não chega a estranhar-se.

São canções para cantar – letras para entoar e melodias para assobiar ou trautear.

Em 2007 houve “Acordes com Arroz” – o primeiro single da vida dos doismileoito – nas rádios, televisões, internet, nos iPod’s. Em 2008 houve mais doismileoito – novos singles (entre os quais o último, “Bem Melhor”), participação em colectâneas (Novos Talentos FNAC) e mais concertos (entre os quais, se destaca a actuação na 1ª edição do Super Bock em Stock).

Em 2009 vamos celebrar o melhor dos doismileoito.



Concerto de encerramento da tour de apresentação do seu recente álbum homónimo.



Bom doismileoito!



Pedro Pode: Voz, Guitarra * André Aires: Bateria, Pianos * Nicolau Fernandes: Baixo



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/doismileoito

www.doismileoito.com



Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h30









25 Abril – Sábado

A JIGSAW

MÚSICA Folk / Blues / Indie



APRESENTAÇÃO / LANÇAMENTO DO NOVO ÁLBUM “LIKE THE WOLF”



Os a Jigsaw são uma banda de Coimbra, ligada à editora Rewind Music, que conta já com um EP From Underskin (2004) e um álbum Letters from the Boatman (2007) na sua discografia. Deste álbum fizeram parte Raquel Ralha (Wraygunn), Marco Nunes (Jorge Palma), Guilherme Barbosa, Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho), Kaló (Bunnyranch), Bérito (squeeze.theeze.pleeze), Paulo Jacob (Bodhi) e Carlos Santos (Raindogs).



João Rui, Jorri e Susana Ribeiro são os três elementos desta banda que se entregou à sonoridade folk, country e blues. Com o tempo, vieram a assumir-se como um trio multi-instrumentalista, surpreendendo o público com músicas revestidas de uma variada panóplia de instrumentos. Da sua caixa de surpresas pode erguer-se uma guitarra e uma harmónica, um banjo e um contra-baixo, as mais variadas percussões (desde as castanholas, até ao bombo tradicional nr.9), teclados, violino, Glockenspiel, harmonium, melódica, autoharp e ukulele.



No currículo desta banda, podemos encontrar a actuação ao vivo no programa comemorativo dos catorzes anos da Antena 3. O single Lion’s Eyes Louder havia chegado ao primeiro lugar do top A3-30 da mesma rádio, onde permaneceu por várias semanas, duas delas no segundo lugar.

Após finalizarem a “Boatman’s Tour 2008”, rumaram a várias salas de concerto sob o nome “LivingRoom Tour”, que cessou com a entrada em estúdio no culminar do mês de Novembro. Não sem antes serem convidados no mês de Outubro, pela Antena 1, a participar num programa acerca de um acontecimento muito especial: o lançamento de uma colectânea de músicas de David Bowie. Desta experiência, ficou uma versão do tema “Rebel, Rebel” e que o público pode recordar no Myspace da banda.



Desde então, os a Jigsaw têm estado isolados em estúdio, comunicando com o público através de um blog. Nele estão inscritos relatos na primeira pessoa que adquiriram a forma de um diário de bordo. Esse blog continua activo e pontuando cada passo dos a Jigsaw.

O novo álbum será apresentado ao público em Abril, tem por nome “Like the Wolf” e conta com a participação de Becky Lee (voz) e dois membros da banda Soaked Lamb, Gito (contra-baixo) e Miguel Lima (bateria) e Carlos Ramos (bateria) conta ainda com o trabalho de produção de Miro Vaz.



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/ajigsaw



Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h30










29 Abril – Quarta

QUARTA DOS CONTOS

Malas que Contam Histórias

CONTOS



A contadora de histórias e escritora Joana Cavalcanti é a convidada deste mês da Contos da Carochinha para a Quarta dos Contos.Na sua apresentação Joana transporta " malas que contam histórias" e num clima de descontração e espontaniedade todos se tornam viajantes e são convidados a reactualizar as suas próprias histórias através do olhar, do gesto, da escuta e da partilha da palavra.Cada mala que se abre é como uma casa , um abrigo, um corpo, uma alma... Para fazer a viagem basta ser viajante.Para ter uma mala....basta entrar no território de sonhos e sonhar como andarilho que brinca na caminhada.



Joana Cavalcanti

Escritora e contadora de histórias. Doutora em Teoria da Literatura com enfoque na Literatura Infanto-Juvenil e Psicanálise. Actualmente é professora na Faculdade de Paula Frassinetti na cidade do Porto, onde coordena o “Projecto de Investigação Leitura: o despertar para a cidadania”, e é membro do Conselho Científico desta faculdade. Tem livros publicados: O jornal como proposta pedagógica ; Caminhos da Literatura Infantil e Juvenil e Malas que contam histórias.



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.quartadoscontos.blogspot.com



Entrada – 4,00 euros

Início previsto – 22h30









30 Abril – Quinta

EMÍDIO RODRIGUES – “Compromisso de Fado”

MÚSICA Fado



Nasceu a 12 de Novembro de 1961, na cidade do Porto. Iniciou a sua carreira em 1978 no 1º Festival do Norte de Amadores com o trio "AQUAËS". No seu longo percurso profissional deu voz a vários projectos musicais (a solo e em grupo), dos quais se destaca "ANDRÓMEDA", uma banda de referência da década de 80 na cena musical portuense. Em 1990, com o músico Óscar Ribeiro forma o duo "Óscar & Tó", realizando concertos em todo o país e estrangeiro. Em 1998 foram os mentores do grupo "Lendas & Mitos", um projecto de temas originais, lançado no mercado pela editora Movieplay. Tendo uma voz versátil, que lhe permitiu passar por vários estilos musicais, é, contudo, no FADO, com o seu mais recente albúm "Compromisso", que realiza mais um desafio há muito aguardado, culminando com os 30 anos de carreira.



CLIQUE PARA CONHECER >>

www.myspace.com/emidiorodrigues



Entrada – 5,00 euros

Início previsto – 23h00







ACTUALIZAÇÃO DAS RESERVAS PARA ESPECTÁCULOS – 3.00 EUROS POR MESA (ABRIL 2009)

Notícias de Gritali & Os Tratantes


A banda Gritali & Os Tratantes disponibilizou o tema "É sempre igual (esta coisa banal)" no youtube em slideshow (com fotos de alturas diferentes) e no blog para download gratuito em mp3.

Entretanto, estão a preparar novo álbum.

http://gritali.blogs.sapo.pt
http://www.youtube.com/gritali

Festim - Festival intermunicipal de músicas do mundo

festim - festival intermunicipal de músicas do mundo
29 Maio a 24 Julho 2009 | 1ª edição
20 concertos em 7 municípios

ÁGUEDA - SEVER DO VOUGA - ESTARREJA – OVAR
OLIVEIRA DO BAIRRO - ALBERGARIA-A-VELHA - AVEIRO

Já está online o sítio oficial do festim!
http://www.festim.pt/

Também pode ver o spot vídeo do festival:
http://www.youtube.com/watch?v=7vY1viELsGc

O programa está servido. Que festim!

http://www.dorfeu.pt/
http://dorfeu.blogspot.com/



--------------------------------------------------------------------------------


--------------------------------------------------------------------------------
Instituição Cultural de Utilidade Pública | Estatuto de Superior Interesse Cultural

d’Orfeu Associação Cultural

Trabalhadores da Cultura

Blog Movimento Alternativo Rock

Revolta com "Ninguém manda em ti" a 27 Abril

O disco "Ninguém Manda em Ti" estará colocado nas lojas dia 27 de Abril (segunda-feira), antes disso, no dia 24 de Abril no Rock Lab (Moita), onde a banda irá apresentar o novo merchandising, e o disco estará em pré venda exclusivamente para os presentes

Assim, neste dia, podes adquirir o disco a um preço fantástico e com três dias de antecipação sobre o lançamento para as lojas.

A colecção de merchandising da REVOLTA para 2009 é composta por:

-T-shirts
-Bonés
-Pins
-Palhetas
-Punhos

Canção nova online na próxima segunda-feira dia 13


http://www.myspace.com/revoltarock

quinta-feira, abril 09, 2009

DI Box, novo espaço cultural e musical

Novo espaço cultural aposta nos novos valores da arte lusófona



Arruda dos Vinhos, 30 de Março de 2009 - Vai nascer, a 3 de Abril, em Arruda dos Vinhos, um novo espaço cultural, a DI BOX. Este novo projecto de grande envergadura promete agitar o panorama cultural da região Oeste, apostando na divulgação de projectos artísticos de origem lusófona, sobretudo nos ‘mais jovens’.

Detentora de uma sala de espectáculos com capacidade para cerca de 400 pessoas, a DI BOX promete apresentar 100 espectáculos por ano, mais de 50 por cento dos quais dedicados à promoção de novos projectos.

Bandas dos mais variados estilos de música, dj’s, stand up, teatro, dança, magia, exposições, instalações e lançamentos de obras são algumas das componentes artísticas que passarão pela DI BOX.

A diversidade de cartaz começa já na cerimónia de inauguração, reservada a convidados e marcada para o dia 3 de Abril. Lousy Guru, Groove Intercourse e DJ Josep Arrom têm as honras da abertura, num dia que também conta com uma performance apresentada pelo Grupo de Teatro de Arruda dos Vinhos.
No dia seguinte, a DI BOX abre a porta a toda a gente e oferece o concerto dos Drill, espectáculo de entrada livre.

Na agenda do primeiro mês de actividade estão já confirmados nomes como Dazkarieh (dia 18), Heresias (25 de Abril) e Dj Kamala (dia 10). No dia 11 de Abril há Festa Hip Hop, com as presenças de Dj Stick Up, Dama Bete, Mc Kilate; Mc Raptor e os dançarinos Óbelix e Eboy Fénix.

Para o período de arranque está garantida também a realização das primeiras eliminatórias do concurso “Divulgar Bandas” (nos dias 17 e 24 de Abril), que constitui a primeira iniciativa pública da Divulgar Iniciativas (DI), empresa que elaborou e assume todo o conceito da DI BOX.

Outro dos projectos da DI passa pela realização de um Festival de Verão – o Festival do Oeste –, um evento de grande escala que pretende reunir na região bandas, artistas, artesãos e performers oriundos do mundo lusófono, a realizar a partir de 2010.

Para além dos cabeças de cartaz, integram a agenda da Di BOX eventos como jam sessions, o “filo café” (cafés como filosofia), piano bar, cantautores, tertúlias, debates, projecções vídeo (música e curtas-metragens), jogos interactivos e de sociedade.

DR Zilch em concerto e anterior álbum de borla

SEXTA-FEIRA SANTA É NO TRANSMISSION!!!

Dia 10 de Abril pelas 21 Horas, no Transmission (Cais do Sodré):

Festa de aniversário da Crucificação de Jesus Cristo com DR. ZILCH.
Convidados especiais: KRONOS e COLD STEEL DEVICE.

NÃO FALTES A ESTA CRUCIFICAÇÃO SONORA!!!




O anterior álbum "A Little Taste Of Hell Vol.1", encontra-se agora disponível para DOWNLOAD GRATUITO!!!

Podes fazer o teu download em www.drzilch.com

Mais novidades muito em breve...


Próximos concertos DR. ZILCH:

- 10 ABRIL (6ª Feira) pelas 22:00 - TRANSMISSION (Lisboa)
- 09 MAIO (Sábado) pelas 23:00 - MURALHAS BAR (Alcabideche)




DR. ZILCH LINKS:

http://www.drzilch.com
http://www.myspace.com/drzilch
http://zilchland.hi5.com
http://www.youtube.com/zilchland

3 Marias TV

Já está disponível o novo capítulo na saga Casa Aberta com Os 3 Marias.
Esta semana, Epilady Di e Melo e Castro atiram-se de modo informal a "Comunhão de Bens" de Ágata, munidos apenas de uma viola e um multi-canivete.



www.myspace.com/os3marias


www.yoube.com/Os3MariasTV

"Sextas culturais" em Águeda

10 Abril, 21h45

TGB trazem jazz e improvisação
ao palco das Sextas, em Águeda!
http://www.oncproducoes.com/musicos/tgb/

O jazz em Portugal não conhece muitos mais nomes do calibre destes três: o tubista Sérgio Carolino, o guitarrista Mário Delgado e o baterista Alexandre Frazão. TGB é este invulgar trio de tuba, guitarra e bateria, uma aposta que resulta em inédita combinação sonora ao serviço do jazz e da improvisação. O percurso de Delgado coloca-o entre os maiores guitarristas portugueses da actualidade. O brasileiro Frazão é um dos mais requisitados e multifacetados bateristas no nosso país. Carolino é um instrumentista português de reconhecimento mundial, autêntico virtuoso num inesperado instrumento como a tuba. Eis um concerto vertiginoso nas Sextas: vamos todos apanhar os TGB!



--------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMAÇÃO DOS MESES SEGUINTES
SEXTAS CULTURAIS ÁGUEDA 2009

8 Maio, 22h00 | LUAR NA LUBRE
http://www.luarnalubre.com/
Da cidade portuária da Corunha para o mundo: música celta galega! Luar na Lubre é um dos mais importantes grupos folk galegos, com uma carreira internacional recheada de êxitos, discos e reconhecimentos. O grupo difunde por todo o planeta a música da nossa irmã Galiza, estreitando laços culturais entre países e culturas, numa relação também muito especial com a música e os músicos portugueses. A voz do grupo é da cantora portuguesa Sara Vidal, cujas ligações familiares a Águeda darão especial emoção ao concerto dos Luar na Lubre nas Sextas Culturais.

12 Junho, 22h00 | A VERDADEIRA TRETA
http://www.uau.pt/#/pt/shows/942/
Sempre com irresistíveis propostas de humor, António Feio e José Pedro Gomes retomam a dupla que os celebrizou: Toni e Zézé. A aventura de “Conversa da Treta” começou em 1997 e, desde então, já correu o país, esgotou salas e coliseus durante temporadas inteiras, foi um programa de rádio, uma série televisiva, um DVD, um livro e um filme! Em 2008 estrearam “A Verdadeira Treta”, um regresso à essência da “filosofia do disparate” que fez rir montes de milhares de espectadores... que há muito reclamavam por mais! Águeda também.


As Sextas Culturais Águeda 2009 são uma iniciativa da Câmara Municipal de Águeda,
com programação e produção da d’Orfeu Associação Cultural.

http://www.cm-agueda.pt/
http://www.dorfeu.com/

Pacha Ofir

Fingertips


Grandes Músicas, Grandes Causas

No âmbito da Acção Social os Fingertips apresentam uma edição limitada de 50 serigrafias de Pedro Albuquerque, 15 das serigrafias estão autografadas pelos FINGERTIPS e são vendidas em exclusivo na Fingertips World Store.

A receita da venda das serigrafias reverte a favor da APCD
Estas serigrafias foram gentilmente oferecidas pelo Lions Clube Viriato.



Informações sobre a APCD

APCD-Associação Portuguesa das Crianças Desaparecidas, tem por objectivo social ajudar as crianças desaparecidas, facilitando a recolha e a divulgação de informações que possam contribuir para a sua localização, coordenando a actuação dos voluntários que oferecem a sua disponibilidade a esta causa, sensibilizando e promovendo a educação em geral sobre todos os aspectos relacionados com este tema. A Associação é de âmbito nacional e tem por objectivo principal auxiliar as crianças desaparecidas e respectivas famílias, através de um sistema de recolha e divulgação de informações que, em estreita colaboração com os órgãos responsáveis pela investigação criminal e sempre no respeito pela competência exclusiva dos mesmos na respectiva matéria, possa contribuir para a localização daquelas.

A APCD encontra-se a realizar em todo o território nacional acções de sensibilização em escolas e autarquias.

Para informações: atendimento@ap-cd.pt

Grandes Músicas - Grandes Causas



Fingertips Management
Email: rogerio@thefingertips.com
Telm: +351 964 882 580

Pedido de Espectáculos
Helena Pedro
Email: tour@thefingertips.com
Telm: +351 938 402 783



Fingertips
www.thefingertips.com

ISSUE II - JAZZ STORE FEST

14, 15, 22, 23, 24 de Abril

A Trem Azul Jazz Store tem o prazer de anunciar a segunda edição do seu festival, dedicado ao jazz e á música improvisada. Neste programa, são apresentadas algumas das mais contemporâneas vertentes do Jazz e da Improvisação não idiomática. O intimismo e o rigor acústico da sala e um público entusiasta, proporcionam o ambiente perfeito para a fruição de cada um dos ensembles presentes.

.....................................................................................................................................................

14 ABRIL |21h30
INSTANTÂNEOS



ANTÓNIO CHAPARREIRO - guitarra / NUNO REIS - trompete
EDUARDO LÁLA - trombone / JORGE SERIGADO - baixo / MIGUEL SÁ - laptop
RUI ALVES - bateria / PEDRO CASTELLO LOPES - percussões

Groovimpro é o termo que os Instantâneos usam para designar a música que fazem na qual, entre outras
inspirações, estão presentes groove e improvisação livre.

http://instantaneos.podomatic.com

.....................................................................................................................................................

15 ABRIL |22h00
IVO PERELMAN TRIO



IVO PERELMAN – saxofone tenor e soprano
TORBJÖRN ZETTERBERG – contrabaixo
DANIEL LEVIN - violoncelo

Como Charles Gayle, Ivo Perelman trouxe para os nossos dias o mesmo conceito que John Coltrane e Albert Ayler tinham para o saxofone tenor: tornar este instrumento no veículo ideal para a mais visceral das expressões, ainda que sublimada por todos os indizíveis da espiritualidade. Enquanto pintor, a sua outra actividade artística, é óbvio o alinhamento do músico brasileiro pelo expressionismo abstracto, muito marcado pelas cores dos trópicos, mas nos discos que gravou está igualmente claro que a sua adopção das coordenadas da “new thing” lhe servem os mesmos propósitos estéticos. O “grito” pode ser a característica mais notória do seu estilo pessoal, mas como em Gayle, Coltrane e Ayler, não se trata de uma manifestação de raiva. Na música de Perelman, o lirismo ganha uma crueza e um grão que os românticos do século XIX não poderiam ter imaginado como uma possibilidade. Os sons vêm-lhe das profundezas da alma e do corpo, sendo nessa medida o reflexo de uma enorme humanidade. Mas não é só: tal como acontece nas telas que pinta, o Brasil está presente na música que nos dá a ouvir. Evocações da bossa nova e do choro emergem dos temas que toca em trio com o violoncelista Daniel Levin e o contrabaixista Torbjörn Zetterberg. Tudo isto faz com que as propostas de Ivo Perelman sejam únicas e inimitáveis, surgindo aos nossos ouvidos com a relevância de algo que tinha inevitavelmente de existir. Porque se não existisse, ficaríamos mais pobres... Ivo Perelman nasceu em São Paulo no primeiro ano de uma década muito especial, 1961. Situando-se na melhor herança do saxofone tenor, a que começou por ser definida por Coleman Hawkins e Ben Webster, associa uma sonoridade forte a um grande apreço pelo trabalho melódico. Radicado em Nova Iorque desde a década de 1980, nem por isso o Brasil deixou de estar presente na sua música. Por exemplo, em “Man Of Forest” presta um original tributo ao compositor clássico brasileiro Heitor Villa-Lobos. Com uma discografia de 32 títulos e um percurso rico em colaborações com a nata da vanguarda jazzística nova-iorquina, Perelman é largamente elogiado pela imprensa internacional especializada. O recente álbum duplo "The Complete Ibeji Sessions" dá bem conta do seu gosto pela música popular e tradicional do Brasil, associando sambas, forrós e as melodias dos índios Tapebas. Mais recentemente, tem-se ocupado em fazer versões de temas da bossa nova e do choro em contexto de free jazz. Comparado em intensidade a Charles Gayle, é o Gato Barbieri dos anos áureos quem o saxofonista tenor (também guitarrista, violoncelista, pianista, clarinetista e flautista) mais faz lembrar devido ao tipo de associações a que procede, introduzindo exotismos afro-latinos no free jazz. Ivo Perelman desenvolve uma carreira paralela como artista visual, utilizando técnicas de "action painting" e "driping painting" inspiradas em Jackson Pollock.

www.ivoperelman.com / www.myspace.com/torbjrnzetterberg / www.daniel-levin.com

.....................................................................................................................................................

22 ABRIL |21h30
JÚLIO RESENDE 4TETO



DESIDÉRIO LÁZARO – saxofone tenor
JÚLIO RESENDE – piano
JOÃO CUSTÓDIO – contrabaixo
JOEL SILVA – bateria

Uma das mais importantes forças da nova geração de músicos portugueses, o pianista Júlio Resende, foi inicialmente orientado por um dos mais significativos pedagogos do jazz nacional, Zé Eduardo, prosseguindo os seus estudos com Rodrigo Gonçalves e Pedro Moreira, outro grande pedagogo português. Resende tem também um background na Música Clássica mas cedo descobriu que não ficava satisfeito em ser apenas um intérprete de peças musicais em que não pudesse improvisar. Decidiu então estudar e trabalhar com os melhores mestres do Hot Clube, New School forJazz and Contemporary Music, Berklee College of Music, e a Bill Evans Academy entre o tempo que passou na Université de St. Denis em Paris. O seu primeiro disco “Da Alma” foi uma estreia promissora. Enraízado na tradição, mas com uma abordagem criativa, aberta e moderna, a sua música é brilhante, colorida, sedutora, intrincada e bela.
Este concerto versará sobretudo sobre composições do disco “Da Alma” e do novo disco que aí vem este ano.

www.julioresende.com

.....................................................................................................................................................

23 ABRIL |21h30
RAFAEL TORAL SPACE COLLECTIVE 2



RAFAEL TORAL - circuito de ressonância, sintetizador modular, amplificador MT-10 modificado
RUBEN COSTA - sintetizador digital

Rafael Toral é actualmente uma das nossas figuras de proa na área da música dita experimental. Prova disso é a bem sucedida digressão mundial de 2008 por diversos países como a Coreia do Sul, Japão, Nova Zelandia e Australia. Este reconhecimento é fruto do trabalho continuado que Toral tem desenvolvido nos ultimos anos em torno do seu projecto de larga escala o “Space Program”. No Issue II, Toral faz-se acompanhar por Ruben Costa, um músico envolvido no projecto One Might Add.

www.myspace.com/rafaeltoral

.....................................................................................................................................................

24 ABRIL |21h30
NOBUYASU FURUYA TRIO + NUNO REBELO



NOBUYASU FURUYA – saxofone tenor, clarinete baixo e flauta
HERNÂNI FAUSTINO – contrabaixo
GABRIEL FERRANDINI – bateria
NUNO REBELO – guitarra, electrónicas

Japonês de nascimento, mas presentemente a viver em Lisboa depois de uma estadia em Berlim, Nobuyasu Furuya veio agitar as águas da cena jazzística e improvisada portuguesa com o seu sopro ora extremamente possante (algures entre Archie Shepp e Peter Brotzmann), ora controlado com um rigor implacável (o mesmo das cerimónias de chá, das árvores bonsai e dos jardins de pedra tipicamente nipónicos), nos seus três instrumentos de eleição: o saxofone tenor, o clarinete baixo e a flauta. Interessou-se pela música clássica otomana, que estudou na Turquia. Por cá, teve muito aplaudidos encontros com três dos mais internacionais praticantes da improvisação, Carlos “Zíngaro”, Ernesto Rodrigues e Rodrigo Amado, mas foi com o contrabaixista Hernâni Faustino e o baterista Gabriel Ferrandini que formou o trio que ora se apresenta. Com tais músicos na secção rítmica, conhecidos pelo impacto das suas prestações, o seu propósito é claro: mostrar que a “new thing” nascida na década de 1960 ainda não morreu. Nuno Rebelo, após um início de carreira nos anos 1980 onde ganhou visibilidade como líder dos Mler Ife Dada, dedicou-se às músicas experimentais e à composição de música para dança, teatro e cinema. Foi o autor do hino da Expo’98 e é hoje reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes guitarristas portugueses da música improvisada. Em 1993, começou a aplicar à guitarra portuguesa as técnicas até então desenvolvidas na guitarra eléctrica, tendo-a baptizado de guitarra portuguesa mutante. www.myspace.com/nobuyasufuruya / www.myspace.com/nunorebelo

.....................................................................................................................................................

24 ABRIL |21h30
PAULO CURADO + KEN FILIANO



PAULO CURADO – saxofone alto, soprano e flauta
KEN FILIANO – contrabaixo

A improvisação tem um idioma: o jazz. Nada de mais natural, tendo em consideração que este género musical cunhou um particular relacionamento entre o que é composto (escrito) e o que é improvisado e definiu uma boa parte das próprias técnicas improvisação, além de que formulou um (na verdade vários) modelo estético. Ser “músico de jazz” vai significando que se é um músico plural, e se verificarmos o percurso de Paulo Curado é isso precisamente o que confirmamos: responsável igualmente de múltiplas bandas sonoras para desenhos animados infantis (o que quer dizer que tem boas noções quanto à eficácia de uma melodia) e para teatro (o mesmo relativamente à criação de atmosferas), ele é bem o exemplo do artista aberto e sem preconceitos. O Sol e a Terra a dançarem um com o outro. Esta apresentação em dueto com o contrabaixista Ken Filiano, músico experimentado e sólido, que se move particularmente bem em contextos de maior liberdade surge depois do aclamado disco editado em 2007 pela Clean Feed: The Bird, The Breeze and Mr. Filiano com o trio O Lugar da Desordem. www.myspace.com/paulocurado /
www.myspace.com/kenfiliano

.....................................................................................................................................................

os bilhetes custam 5€ - excepto dia 15, 10€ - todas as entradas têm direito a 1 bebida

.....................................................................................................................................................

Trem Azul Jazz Store
(Rua do Alecrim, 21-A, Lisboa)
Metro/comboio: Cais do Sodré

Contactos: 21.3423141 / jazzstore@tremazul.com
.....................................................................................................................................................
Este evento conta com o apoio da Piano Arte - www.pianoarte.com
Código-fonte

domingo, abril 05, 2009

Playlist BMP

-Sugar Leaf-"Everything is so confusing"
-Virgem Suta-"Tempo com falta de tempo"
-Flirt-"Estratosfera"
-Gritali & Os Tratantes-"Cadela mansa"
-Urban Tales-"Stronger"
-António Raposo-"Perdidamente"
-Gritali & Os Tratantes-"Não consigo compreender"
-Grupo de Baile-"Patcholy"
-Rendimento Mínimo-"Contar os segundos"
-Já Fumega-"Ribeira"
-António Variações-"Onda morna"
-Paulo Barros-"Gatos"
-TÁXI-"O fio da navalha" (Ao vivo em 2000).
-The Gama GT Blues Project-"Dei de beber à dor"

The Portugals »»» Agenda

The Portugals - 16 de Abril - Auditório do Museu da Olaria (Barcelos)
The Portugals - 18 de Abril - Tertúlia Castelense (Castelo da Maia)
The Portugals - 30 de Maio - Teatro Virgínia ( Torres Novas)
The Portugals - 5 de Junho - Auditório da A.C.R. (Vale de Cambra)

Agenda da Promotora "Fusion Press"

Red Note Band - 3 de Abril - Pin Up Bar (Porto)
The Portugals - 16 de Abril - Auditório do Museu da Olaria (Barcelos)
Cátia Monteiro e Soraia Galhardo "RED ORANGE -BLUE ORANGE" - 17 a 27 de Abril - Exposição de Pintura - Galeria de Exposições da Junta de Freguesia de Espinho (Espinho)
Plaggio - 18 de Abril - Festival Alta-Baixa - Pitch Club (Porto) (concerto de estreia pós-lançamento do Ep "Criança de Bigode" )
The Portugals - 18 de Abril - Tertúlia Castelense (Castelo da Maia)
Inato - 25 de Abril - Pin Up Bar (Porto)
Plaggio - 24 de Maio - Showcase no Forum Fnac Coimbra (Coimbra)
The Portugals - 30 de Maio - Teatro Virgínia ( Torres Novas)
The Portugals - 5 de Junho - Auditório da A.C.R. (Vale de Cambra)
Red Note - 17 de Junho - Sala Nietzsche na Fábrica do Braço de Prata (Lisboa)
Red Note - 3 de Julho - Contrabaixo Bar (Mira)




--
Fusion Press
comunicacao.fusionpress@gmail.com
916047348 | 919707060
Ana | Helena
http://fusionpress.blogspot.com/
http://www.myspace.com/fusionpress

Xutos & Pontapés com novo Álbum

Agenda de Soaked Lamb

Abril 2009

03. Coimbra / Salão Brasil / 23h00
04. Leiria / Cantigas d'Amigo / 22h00
10. Portalegre / Centro de Artes do Espectáculo / 23h00
11. Beja / Galeria do Desassossego / 23h00

www.myspace.com/thesoakedlamb
www.soakedlamb.blogspot.com
www.soakedlamb.com



Nuno Marcolino - Management
++351 91 622 78 76
nuno.marcolino@sapo.pt
www.myspace.com/nunomarcolino

UHF no top de vendas nacional

DVD dos UHF no Top de vendas:

?Absolutamente ao Vivo?, no formato DVD, entrou directamente para o 14.º lugar do Top de vendas de DVD da AFP. Para ver no ?Top Mais? do próximo sábado, dia 4 de Abril.


Cavalos de Corrida ao vivo:

Retirado do cd de "Absolutamente ao Vivo" está desde hoje em escuta no space da banda em http://www.myspace.com/uhfrock


http://www.uhfrock.com

http://www.myspace.com/uhfrock

Rui Veloso com novo website


Após um interregno de alguns meses, o site de Rui Veloso (www.ruiveloso.net) volta a estar online. Um site de ‘cara lavada’ e com uma nova estrutura que privilegia o contacto com os fãs.

Além dos conteúdos de que todos os visitantes podem disfrutar – música, vídeo, notícias, agenda de concertos, entre outros – este site, desenvolvido pela VelcroDesign, pretende motivar o contacto entre Rui Veloso e os fãs, através da zona de fãs. Esta será a área para saberem em primeira-mão o que Rui Veloso anda a fazer, para ter acesso a conteúdos exclusivos ou em primeira-mão (novas músicas, vídeos novos ou inéditos,...) ou para participar em passatempos. Espera-se ainda que seja a área para os fãs deixarem, via fórum, as suas sugestões e conversarem entre si.



De tal forma o site pretende incentivar a relação entre os fãs e Rui Veloso que, no seu lançamento, é feito o desafio para que sejam eles a decidir o tipo de conteúdos exclusivos que gostariam de ver no site. Para que todos os registados possam deixar as suas sugestões foi criado um tópico dedicado no fórum.



www.ruiveloso.net



Dep. Promoção/ EMI Music Portugal/ Abril 2009

Dollar Llama

Xutos & Pontapés na Fnac

Festival Santos da casa (Ruc) 2009

FESTIVAL SANTOS DA CASA 2009

De 17 de Abril a 1 de Maio a cidade de Coimbra acolhe a 11ª edição do Festival Santos da Casa.
O Santos da Casa é o mais antigo programa de rádio inteiramente dedicado à música portuguesa. No ar desde 92.
Diariamente entre as 19h e as 20h na antena dos 107.9FM, Fausto da Silva e Nuno Ávila levam o ouvinte numa viagem de uma hora pela música portuguesa.
A qualquer hora do dia ou noite em http://santosdacasa.blogspot.com, noticias, reportagens e críticas a discos. O blog existe desde 2003, com posts diários.
Com este festival pretende-se dar a conhecer ao público as bandas que o programa e o blog divulgam, dando primazia a bandas que nunca tenham actuado nesta cidade.

DIA 17 DE ABRIL
THE GUYS FROM THE CARAVAN
FOLK ROCK / POP
SALÃO BRAZIL
23h00

www.myspace.com/theguysfromthecaravan
“ (…) Na música dos The Guys From The Caravan, podemos ouvir ecos das harmonias vocais dos Beach Boys, o Vaudeville de uns Kinks, as batidas shuffle do rock’roll (não é por acaso que gravaram uma versão de Runway de Del Shannon) as influências da folk, das guitarras indie. É de todos esses elementos disponíveis na nossa memória colectiva que os The Guys From The Caravan se servem para construir as suas canções. E aqui chegamos ao mais importante: os The Guys From The Caravan fazem excelentes canções.(…)”

Flak (Produtor)

DIA 24 DE ABRIL
GAZUA
ROCK
+
BIZARRA LOCOMOTIVA
METAL/INDUSTRIAL/ELECTRÓNICO
+
DJ NUNO ÁVILA
AR D’ RATO
23h00

GAZUA
www.myspace.com/gazua

“(…)O universo dos Gazua situa-se entre o Punk Rock e o Rock, com diversas influências que vão desde nomes internacionais como: Clash, Suicidal Tendencies, Ramones, Motorhead, Patti Smith, AC-DC, Thin Lizzy a nomes nacionais como: Censurados, Peste & Sida e Xutos e Pontapés.(…)”

In myspace da banda

BIZARRA LOCOMOTIVA
www.myspace.com/bizarralocomotiva

“(…) Com 15 anos de existência este projecto conta com uma carreira invejável no panorama nacional com 9 discos editados (…)”
“(…) 2009 vai ser marcado pelo álbum mais negro de sempre da história do rock português.
A banda esteve em estúdio a preparar o mais sombrio, pesado e denso trabalho da sua longa carreira contando com um convidado muito especial – Fernando Ribeiro dos Moonspell, passageiro assíduo de longa data desta Bizarra Locomotiva.(…)”

In myspace da banda




DIA 25 DE ABRIL
amusicadosportugueses.blogspot.com

conversa com:
RUI DINIS - A TROMPA
ANTÓNIO MANUEL – PORTUGAL REBELDE
CARLOS MARTINS – CULTO DO IMPÉRIO
moderador:
FAUSTO DA SILVA – SANTOS DA CASA

FNAC
21H30

A música portuguesa vista por quem de forma apaixonada a divulga nos seus blogues.
Dificuldades e triunfos de levar um blogue aos leitores todos os dias.



DIA 25 DE ABRIL
NOITE NETLABELS
DAILY MISCONCEPTIONS
+
MIMI RECORDS DJ SET
POP/ EXPERIMENTAL/ ELECTRÓNICA
SALÃO BRAZIL
23h00
(OFERTA DE DISCOS DE DAILY MISCONCEPTIONS ÀS PRIMEIRAS 15 PESSOAS A COMPRAR BILHETE)

DAILY MISCONCEPTIONS

www.myspace.com/dailymisconceptions

“As falsas ideias quotidianas, texturas orgânicas e de coloração indefinida, são matéria prima para a criação de um mapa sincero mas imprevisível. É devido à sua composição ambígua que “daily misconceptions” a escolhem como campo de pesquisa e trabalho.(…)”

IN http://www.clubotaku.org


MIMI RECORDS

www.myspace.com/mimirecords
“MiMi é uma netlabel que tem como objectivo divulgar o que se faz em Portugal e no Japão relativamente às novas tendências da música electronica (electronica, i.d.m., glitch, noise, digital hardcore, experimentalismo) . Também é uma forma de se trocarem experiencias musicais entre músicos dos dois países.(…)”
IN http://www.clubotaku.org








DIA 26 de ABRIL
AS 3 MARIAS
LATINA/ ACUSTICA
FNAC
17h00

www.myspace.com/3smarias

“Sendo o Tango uma mistura de vários ritmos, de diferentes tendências dentro deste género musical, este novo projecto do Porto opta pelo tango canção, onde a letra tem a mesma relevância que a parte instrumental, aliás característica deste estilo musical. As canções são cantadas em espanhol em português ou até mesmo outros idiomas. Assim, sente-se neste trabalho as influências de recursos clássicos do próprio tango misturados com o flamenco, boleros e outros imaginários musicais.(…)”
No myspace da banda


DIA 1 DE MAIO
SAMUEL ÚRIA
FOLK / LATINA / AMBIENTE
FNAC
17h00

www.myspace.com/samueluria

“Já não vale a pena contextualizar e apresentar a família musical de Samuel Úria, imensa de numerosa e sobeja de conhecida. Estão todos já biografados não só pela multidão de que são, tal como pelos grandes espaços que há ao lado. De todos, nenhum foi tão cheio de talento e capacidade como Samuel Úria, intelectual à maneira jovem, baladeiro à maneira antiga. Na capacidade criativa com que gera palavras e melodias não há ninguém, em termos de idade, que se lhe possa igualar até à geração de que faz parte. Andando para trás na linha do tempo, contando toda a história da música portuguesa popular, não são muitos a ultrapassá-lo”

Tiago Gonçalves in http://bodyspace.net

AC?

Armando Caldas, conhecido como AC? no mundo da música é também escritor, dono de um estúdio e ainda...médico!
Organizador das compilações de bandas da zona de Braga, no qual essas compilações são bem recebidas nos jornais de tiragem a nível nacional.-
Merece bem uma visita ao seu site oficial em www.arteinweb.com ou basta clicar no título deste post.

Curiosidades: para além de todas estas actividades, armando Caldas (AC?) já organizou também vários festivais e concursos de bandas.
Em 2003 seleccionou a minha banda (Gritali & Os Tratantes) para um evento em Viana do Castelo. Na altura não pudemos participar e fomos substituidos por uma outra banda (que não me lembro o nome...). Mais tarde tive quase para gravar um CD/EP nos estudios dele em Braga...também tive que desistir porque estáva com muitos concertos na altura.
Quem sabe, um dia...